Dr Ariel Scafuri CRM: 7122-CE CRM: 75491-SP RQE: 0000

Urodinâmica

OEstudo urodinâmico ou simplesmente urodinâmica é um exame que tem como objetivo responder algumas perguntas para seu médico sobre o funcionamento da bexiga.
Frequentemente algumas duvidas surgem sobre como efetivamente é o exame e as informações fornecidas por parentes, amigas ou vizinhas, não costumam ser muito precisas. Muitas vezes estas informações incorretas acabam por trazer mais duvidas ou ansiedade do que realmente preparar a pessoa para o exame.

Alguns mitos que devem ser esclarecidos:

  • O exame é doloroso ?
    No caso do mulher, é muito pouco doloroso. É mais comum as pacientes referirem que o exame é CHATO (esta é a palavra que as pacientes mais usam), mais do que um exame doloroso. É muito comum que estas mulheres refiram que fariam o exame novamente se ele fosse necessário para o tratamento.
    Já no caso do homem, este costuma ser o oposto – mais doloroso do que chato mas ainda assim é um exame suportável e que não pode ser considerado um dos piores.
  • Há algum preparo a fazer ?
    Não – o exame urodinâmico não precisa de nenhum preparo. Ocasionalmente, o urodinamicista pode pedir para encher a bexiga antes de começar o exame para fazer a urofluxometria (fase inicial do estudo).